Centro de Atendimento ao Turista em Cuiabá

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Cuiabá.

Com cerca de 575 mil habitantes conforme senso do IBGE de 2014, Cuiabá é a capital e principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado de Mato Grosso. Considerada como uma das capitais mais arborizadas do país, você pode ver que além dos bairros residênciais, a cidade também oferece muitos parques e praças distribuídos em áreas verdes em diferentes pontos. Cuiabá foi fundada no século XVII por bandeirantes que vinham do interior de São Paulo, a capital matogrossense ficou praticamente esquecida do período das jazidas de ouro até meados do século XX, quando sua população retomou o crescimento e atingiu o auge em número de habitantes nas décadas de 1970 e 1980.

É entre a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal que Cuiabá está estrategicamente localizada. Cercada por diversos rios e uma vegetação própria do cerrado, a capital também é considerada uma das portas de entrada da Floresta Amazônica – maior floresta tropical do mundo – além de deter em seu território parte do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, berço das águas que abriga as cachoeiras e cascatas mais belas do estado. Com um rico e diversificado bioma, a região se tornou peculiar pela variedade e mescla de ecossistemas ainda preservados que podem ser encontrados pelas redondezas, formando um cenário único cheio de vida. Representando o Pantanal, a cidade também foi uma das 12 escolhidas para receberem os jogos da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

O centro histórico de Cuiabá, assim como em outras capitais brasileiras, foi construído no período colonial e ainda guarda parte da arquitetura da época. Embora muitos patrimônios tenham sido influenciados pelos avanços demográficos e econômicos da capital, você ainda encontra alguns casarios desses períodos como o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso, a sede do SESC Arsenal, entre outros.

Mato Grosso também divide com seu estado vizinho, Mato Grosso do Sul, um dos destinos mais exóticos do Brasil. É no Pantanal que as fronteiras parecem não existir, dando espaço apenas para a natureza em sua maior plenitude. Considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, a região reúne características únicas: ao sul, a maior área fica com o estado de Mato Grosso do Sul, e ao norte, em Mato Grosso, a imensidão do Pantanal Amazônico. Em ambos, representados como uma savana, contam com a maior parte do território alagado, em um espaço com mais de 250 mil km² de pura vida selvagem. Essas condições perfeitas na mistura de diferentes biomas, tornou o destino um habitat ideal para que animais reinem em abundância e atraem milhares de turistas a Cuiabá todos os anos.

Centro de Atendimento ao Turista (CATs)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CAT:

Localização: Praça Rachid Jaudy, Av. Generoso Ponce, S/N – Centro Norte, MT – CEP: 78005-320
Horário de funcionamento: Horário de Atendimento: das 09 às 17 horas.