ICMBio lança edital de seleção para candidatos de nível fundamental

prefeituras tem sido cada vez mais responsáveis pela gestão ambiental em seus municípios. Com a constante demanda por profissionais qualificados nessa área, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a realização de um novo processo seletivo para cargos relacionados à conservação da biodiversidade.

Inscrições para o processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo do ICMBio poderão ser feitas a partir do dia 1º de fevereiro de 2024 e se estenderão até o dia 15 do mesmo mês.

Os candidatos poderão se inscrever para as vagas de Técnico Administrativo, Analista Ambiental e Técnico Ambiental. Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato possua formação de nível médio ou superior, dependendo do cargo pretendido.

Processo de seleção

O processo seletivo será composto por prova escrita objetiva de conhecimentos gerais e específicos, além de uma avaliação de títulos. A prova escrita será realizada no dia 15 de março de 2024 e terá duração de 4 horas. Já a avaliação de títulos consistirá na análise da formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos.

Os candidatos aprovados no processo seletivo serão convocados para a realização de exames médicos e admissionais, que serão realizados pelo ICMBio. Os aprovados também passarão por um período de treinamento, a fim de se capacitarem para atuarem na conservação da biodiversidade.

Atuação nas prefeituras

A atuação dos profissionais selecionados pelo ICMBio será nas prefeituras de diversos municípios do Brasil. Eles serão responsáveis por realizar a gestão ambiental, promovendo a conservação da biodiversidade local.

Entre as principais atividades a serem desenvolvidas pelos profissionais estão a criação e implementação de políticas públicas ambientais, o monitoramento e controle de áreas protegidas, além da realização de estudos e pesquisas que contribuam para o conhecimento e preservação da biodiversidade brasileira.

Conhecimentos necessários

Para atuar nas prefeituras, os profissionais selecionados devem possuir conhecimentos nas áreas de biologia, ecologia, geografia, entre outras áreas relacionadas à conservação da biodiversidade.

Também é necessário que os candidatos tenham habilidades de gestão, planejamento e trabalho em equipe, uma vez que atuarão em parceria com diversos setores da administração pública municipal.

Salário e benefícios

O salário dos profissionais selecionados pelo ICMBio pode variar de acordo com o cargo e a formação do candidato. O salário inicial para o cargo de Técnico Administrativo, por exemplo, é de R$ 3.877,97, podendo chegar a R$ 7.760,86. Já para o cargo de Analista Ambiental, o salário inicial é de R$ 8.547,64, podendo chegar a R$ 12.255,79.

Além do salário, os profissionais também terão direito a benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio-saúde, entre outros, conforme previsto no edital do processo seletivo.

Como se inscrever

Os interessados em participar do processo seletivo do ICMBio devem ficar atentos ao prazo de inscrição. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto, a partir do dia 1º de fevereiro de 2024.

É importante ler atentamente o edital do processo seletivo para conhecer todas as informações e requisitos necessários para participar.

A atuação na gestão ambiental de prefeituras é fundamental para a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável dos municípios. Por isso, o processo seletivo do ICMBio é uma oportunidade para os profissionais interessados em contribuir nessa área e fazer a diferença para as futuras gerações.

Você está preparado para esse desafio? Então, não perca a oportunidade de se inscrever no processo seletivo do ICMBio e começar uma carreira de sucesso na conservação da biodiversidade!