Como se inscrever para mais de 500 vagas em cursos gratuitos com bolsa-auxílio de R$ 600 oferecidos pelo Instituto Federal

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) está oferecendo cursos gratuitos para mulheres que desejam investir no empreendedorismo e mercado de trabalho. O Programa ‘Empodera Mulher’ disponibiliza 540 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos.

A iniciativa tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Como se inscrever e o que é necessário

O processo seletivo para preenchimento das vagas já está aberto, com inscrições online no [site da instituição](https://ifap.edu.br/), no período de 14 a 28 de janeiro.

Os documentos necessários para inscrição nos cursos profissionalizantes gratuitos do Instituto Federal são: documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovação de cadastro no CadÚnico, comprovante de nível de escolaridade, comprovação de filhos (caso haja), comprovante de renda familiar, e termo de autorização de uso de imagem e voz, disponível no site do Instituto.

Áreas de atuação que os cursos oferecidos abrangem

Os cursos abrangem as áreas de Assistência de Planejamento, Programação e Controle de Produção e Microempreendedor Individual.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Local onde cursos profissionalizantes serão realizados

A iniciativa do Instituto, o Empodera Mulher, conta com a parceria do governo do Estado, através das secretarias de Assistência Social (SEAS) e de Políticas para a Mulher (SEPM) nos municípios envolvidos. Entre eles estão Macapá, Pracuúba, Santana, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Oiapoque.

Benefícios

As participantes selecionadas para os cursos profissionalizantes gratuitos receberão uma bolsa-auxílio permanência no valor de R$ 600.

Distribuição das vagas

Dentre as 540 vagas disponíveis, 30 são reservadas exclusivamente para mulheres indígenas residentes em Oiapoque, em colaboração com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Quem pode se inscrever

As vagas são destinadas para mulheres com idade mínima de 18 anos, que atendam aos requisitos de escolaridade estabelecidos em cada curso conforme o edital. Além disso, é necessário residir preferencialmente na cidade onde o curso será oferecido, ter disponibilidade para participar presencialmente das aulas e estar cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

📂 Noticias Prefeituras