Prefeitura de Uberaba Transporte Coletivo

A Prefeitura de Uberaba investe no transporte público para garantir o seu direito de chegar ao trabalho ou a qualquer ponto da cidade com rapidez e conforto.

A atual gestão assumiu um projeto deixado inacabado, não havia, por exemplo, nem sistema de sinalização. Foi feito então um grande investimento e realizadas as mudanças necessárias para oferecer um serviço de qualidade e lançar VETOR – Via Especial de Transporte para Ônibus Rápido.

Como toda grande mudança, a adaptação pode ser difícil no começo. Por isso foi criada esse informativo para ajudar você a entender o sistema VETOR e aproveitar o máximo das melhorias no transporte coletivo da Prefeitura de Uberaba.

Quais as vantagens do sistema VETOR?

É um modelo de transporte coletivo igual aos sistemas implantados com sucesso em metrópoles brasileiras e de outros países. Referência na eficiência da operação no baixo custo para implantação.

É similar ao funcionamento do Metro, com estações, pagamento antes do embarque e rapidez no deslocamento, pois os ônibus se locomovem uma faixa exclusiva na Av. Leopoldino de Oliveira.

SISTEMA INTEGRADO:
Com o sistema VETOR, o transporte coletivo passa a ser todo integrado e você tem mais opções para ir de um ponto a outro da cidade pagando somente uma passagem.

Utilizando conjuntamente as linhas existentes, as 12 Estações Tubo instaladas na Av. Leopoldino de Oliveira, o Terminal Oeste na Univerdecidade e o Terminal Leste no Bairro Manoel Mendes.

Além das novidades, o sistema VETOR incorpora o que já havia de bom no transporte coletivo, com acessibilidade também nas estações e Terminais, pontualidade e monitoramento dos ônibus em tempo real, pela internet e através dos painéis eletrônicos.

Como funcionam as Estações Tubo?

O sistema VETOR terá vários ônibus rápidos percorrendo apenas a Av. Leopoldino de Oliveira. indo de uma estação a outra até alcançar os Terminais. Só será possível embarcar na Av. Leopoldino de Oliveira através da Estação Tubo, onde você poderá esperar no conforto do ar-condicionado e com a proteção física da estrutura.

CATRACAS AUTOMATIZADAS
As catracas serão automatizadas, bastando o usuário encostar o seu cartão no validador para que ocorra a liberação da entrada, Se for o Cartão Uso Único, será recolhido pelo validador. Havendo qualquer problema, o usuário poderá acionar a central de monitoramento através de interfones instalados nas estações.

ACESSO PARA CADEIRANTES
Pessoas com mobilidade reduzida e que fazem uso de cadeiras de rodas terão um acesso especial com muito mais segurança.

Bastará acionar o interfone e o operador da central de monitoramento fará a liberação da porta e o fechamento da mesma.

MONITORAMENTO COM CÂMERAS
Todas as Estações Tubo são automatizadas e monitoradas a distância por um moderno sistema de câmeras e interfones. A operação do sistema será acompanhada em tempo real e, em caso de anormalidade. as autoridades competentes serão acionadas.

De ponta a ponta da cidade pagando apenas uma passagem e utilizando vários ônibus

INTEGRAÇÃO NOS TERMINAIS: A integração física é caracterizada pela passagem de diversas linhas de ônibus em um mesmo Terminal, onde o usuário poderá utilizar qualquer linha.

Quem chegar no Terminal dentro de um ônibus e for pegar outra linha não precisará pagar novamente, basta entrar pela porta traseira.

Quem entrar no terminal pelas portarias poderá pagar em dinheiro ou utilizar o Cartão Prático Integração.

INTEGRAÇÃO POR TEMPO: A integração temporal permite que o usuário do transporte coletivo mude de linha, usando o Cartão Prático Integração ( Estudante, Comum e Vale Transporte ).

Dentro de um período de 90 minutos, sem precisar ir aos Terminais ou Estações Tubo, sem pagar outra passagem.

O passageiro embarca em um ponto em seu bairro, desembarca em outro ponto de parada onde há conexão entre linhas e, no intervalo de 90 minutos, pode pegar outra linha para se deslocar para outro bairro.

Nesta modalidade de integração não é possível pagar em dinheiro.

O embarque na Estação Tubo é mais rápido por várias razões

• O passageiro passa o cartão na própria Estação Tubo, eliminando a fila na catraca do ônibus.
  • O embarque é em nível. ou seja, não é preciso subir escada para entrar no ônibus.
  • Os ônibus passam com intervalo de poucos minutos, diminuindo o acúmulo de passageiros nas paradas.

(clique para ampliar)

Cartilha Sistema VETOR Prefeitura de Uberaba

Veja a cartilha completa de como funciona o sistema VETOR – Via Especial de Transporte para Ônibus Rápido que faz parte do transporte público da Prefeitura Municipal de Uberaba. Link: Cartilha_Transporte_Vetor

Horários das Linhas de Transporte de Uberaba

Veja no site oficial da Prefeitura do Município de Uberaba, todas as linhas e seus respectivos horários.
Link: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,8403

*Você será redirecionado ao sistema oficial da Prefeitura de Uberaba.