Centro de Atendimento ao Turista em São José dos Campos

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de São José dos Campos.

O Centro de Informações Turísticas (CIT) de São José dos Campos funciona no Parque Vicentina Aranha, que fica na Avenida Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 302, na Vila Adyana. O CIT ficará atrás do pavilhão principal, próximo a sala de leitura.

O CIT atende em média 500 pessoas por mês, entre turistas e artesãos da cidade que buscam informações sobre os pontos turísticos e do município. No local, os turistas e moradores da cidade encontram mapas e folders sobre São José dos Campos e distrito São Francisco Xavier.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o telefone é (12) 3941-3417.

Abaixo alguns pontos turísticos da cidade:

Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Parque da Cidade Roberto Burle MarxParte da antiga fazenda que abrigou a famosa Tecelagem Parahyba, desde 1996, o complexo abriga uma imensa área de lazer, patrimônio cultural e ambiental da cidade. Com um gramado extenso as pessoas vão ao parque para fazer exercícios físicos como corrida e caminhada, além de jogar futebol nas quadras de tamanho oficial que o local oferece.

Um dos maiores paisagistas nacionais dá nome ao parque, Roberto Burle Marx, e foi ele, responsável por criar a concepção artística dos jardins do parque, internacionalmente reconhecido como um tesouro arquitetônico moderno brasileiro.

Anteriormente, o local abrigou a residência do senador e empresário Olivo Gomes e obras do renomado arquiteto Rino Levi. O parque também foi cenário do filme “Aparecida – O Milagre”. Dentro do parque funciona o Museu do Folclore.

As árvores são um espetáculo a parte, o parque conta com 212 palmeiras imperiais trazidas diretamente da Europa para ornamentá-lo, elas serviam para guiar os trabalhadores locais à fábrica da Tecelagem e, as crianças para a escola, e até hoje, deslumbram os visitantes pela sua imponente beleza.

Sem dúvida um espetáculo da natureza é a espécie centenária de Samanea saman, popularmente conhecida como árvore da chuva ou chorona que pertence ao parque e proporciona uma boa sombra, além de uma bela foto!

A árvore é tombada pelo patrimônio histórico o que indica que não pode ser cortada!

Dentro do Parque Roberto Burle Marx tem o Museu do Folclore que tem como objetivo atrair a atenção para o folclore e as tradições da cidade e região. Desenvolve várias atividades, encontros e exposições. Conta com a exposição permanente “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional”. No espaço funciona também o Centro de Estudo da Cultura Popular – CECP, que visa o estudo, a pesquisa, a valorização e o estímulo de toda expressão da cultura popular.

Endereço: Av. Olivo Gomes, s/n – Santana. Possui estacionamento.

Parque Vicentina Aranha

Parque Vicentina AranhaO Parque abriga as edificações do antigo complexo arquitetônico do Sanatório Vicentina Aranha, pertencente à fase Sanatorial da América Latina, projeto assinado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo.

O local é bem bonito com várias construções antigas, mas está um pouco abandonado.

Um extenso bosque arborizado com espécies raras e centenárias como mogno, peroba rosa e jequitibá. Conta também com alguns animais de pequeno porte, como a galinha d’angola e perús. Atividades culturais como coral e apresentação musical são realizadas no espaço ao ar livre.Adeptos a caminhadas percorrem a trilha feita no parque.

Endereço: Rua prudente Meirelles de Moraes, 302. Vila Adyana.

Parque Santos Dumont

Parque Santos DumontO Parque Santos Dumont, é uma área verde em região privilegiada da cidade, na Vila Adyana. É um centro de lazer e esporte, contando com a paisagem de um lago onde vivem patos, cisnes e carpas, um Jardim Japonês e vários quiosques com churrasqueiras. Praticantes de caminhadas e corridas frequentam o parque.

O local também é um museu a céu aberto, com uma réplica em escala natural do avião 14 Bis, de Santos Dumont, além do primeiro avião Bandeirantes e três foguetes Sonda. É bem legal e crianças e também os adultos adoram.

O parque é bem cuidado, tem estacionamento, sanitários e áreas para descanso com bancos confortáveis para o visitante apreciar a natureza, relaxar e ler um bom livro. No local é possível ver e ouvir os cantos de muitas espécies de pássaros.

Para o público jovem, playgrounds e uma pista de skate e para as crianças, uma casinha de bonecas. Vale a pena a visita!

Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 100 – Vila Adyana.

Mirante do Banhado

No coração da cidade, o banhado é uma grande Área de Proteção Ambiental. Antes da construção das represas de Santa Branca e Paraibuna, a área alagava em períodos de chuva, banhando a área central de São José dos Campos. O local proporciona em dias quentes, a vista de um céu límpido e um maravilhoso pôr do sol, sendo o principal cartão postal da cidade.

A orla do banhado possui dois monumentos:

Soldado com a Bandeira: Homenagem aos soldados de São José e Caçapava que foram lutar na Segunda Guerra Mundial. Um fato curioso sobre a estátua é a figura de uma pequena cobra fumando cachimbo: conta-se que os soldados joseenses afirmavam que não iriam para guerra nem que a cobra fumasse e, como eles precisaram ir, o desenho é um marco irônico que se refere à história e a cultura local, de quando a cobra fumou.

Obelisco MMDC: A cidade faz uma homenagem ao estudante Euclides Bueno Miragaia que nasceu aqui e aos outros 3 jovens mortos, durante a revolução constitucionalista de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, para eles foi levantado um obelisco com as iniciais dos nomes.

Endereço: Av. São José (por toda extensão). Centro.

Catedral de São Dimas

Independente da religião de cada um, igrejas são sempre um ponto turístico que deve ser visitado. Tem muito sobre as características e cultura da cidade.

Criada em 18 de janeiro de 1951, a Paróquia de São Dimas, foi o primeiro templo dedicado ao santo no Brasil e na América do Sul.

O projeto do santuário foi feito pelo arquiteto Dr. Benedito Calixto de Jesus Netto, também autor do projeto da Basílica de Aparecida. O local foi idealizado para ser um centro de romarias de todo o Brasil.

A Catedral possui várias portas, o que facilita a entrada e saída dos visitantes, possui murais em mosaico e belos vitrais coloridos que fazem do local ainda mais abençoado.

Endereço: Praça Monsenhor Ascanio Brandão. Tem estacionamento tanto dentro da catedral como na praça.

Memorial Aeroespacial Brasileiro (Mab)

Este é um local que realmente nos impressionou, é claro que no Brasil falta um pouco de estrutura turística, mas o local deve ser visitado, ainda mais para os apaixonados por aviação.

Para chegar ao MAB o visitante passa por vários galpões da famosa empresa brasileira de construção de aviões a Embraer. É possível ver eles sendo construídos.

O Memorial Aeroespacial Brasileiro foi construído em 2004 mantém viva a memória das conquistas do CTA – Centro Tecnológico Aeroespacial e do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

O MAB possui três partes: a primeira na parte externa que fica logo na entrada ficam vários aviões fabricados pela Embraer como caças, esquadrilha da fumaça, sondas, entre outros. Descendo por uma rampa ou pelas escadas o visitante chega no museu.

O seu acervo conta com maquetes do foguete Sonda, uma réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites, aviões e material bélico de uso das Forças Armadas. Além desses, há também uma réplica, em tamanho natural, do avião Bandeirante. E também, material tecnológico desenvolvido pelo ITA, como o primeiro aparelho de fax, o primeiro carro com motor a álcool desenvolvido no país, a urna com sistema eletrônico, entre outras formas de tecnologia desenvolvidas na cidade.

E por fim, no final do museu o visitante tem uma visão paradisíaca de um lago e da vegetação nativa. É muito bonito!

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima s/n. Jardim da Granja.

Shopping Vale Sul

Finalizamos o nosso passeio no agradável Shopping Vale Sul que foi inaugurado em 1994 com o conceito de lojas do tipo outlet. O local recebeu em 1998 outras lojas que fazem parte do enorme complexo, são elas: Wal-mart, C&C Casa e Construção, Magazine Luiza e Tenda Supermercado. Em 2008 recebeu o cinema Kinoplex com salas 3D.

Endereço: Av. Andrômeda, 227

Center Vale Shopping

Excelente shopping com ótimas opções de lazer, lojas, serviços e alimentação. Possui cinema, inclusive com salas 3D, academia, estacionamento com vagas grandes e inteligentes, caixas eletrônicos, carregadores de celular e aceita animais de estimação.

Endereço: Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403