Centro de Atendimento ao Turista em Manaus

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Manaus.

Conhecida como a Paris dos Trópicos, devido a sua intensa modernização durante o Ciclo da Borracha (período de grande crescimento econômico e social no Brasil), Manaus fica bem no meio da Floresta Amazônica. Da Era da Borracha, ficaram de herança para a cidade os belos prédios, construídos com a utilização de requintados materiais importados da Europa. O destaque é o Teatro Amazonas, com sua cúpula colorida composta por 36 mil peças de cerâmica esmaltada.

O Teatro Amazonas foi construído no auge do ciclo da borracha em 1882, e inaugurado em 1896. É o principal monumento artístoco culturas do estado do Amazonas. Manaus (AM). Foto: Werner Zotz.

Capital do estado do Amazonas, Manaus destaca-se como a principal metrópole da região e é a entrada natural para quem quer conhecer a Floresta. Os barcos são o principal meio de transporte para os hotéis de selva, para ver o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, para mergulhar com botos cor-de-rosa em Anavilhanas e visitar balneários como a Praia da Lua.

Os passeios em grandes rios ou estreitos igarapés também proporcionam o contato com comunidades ribeirinhas, e dão oportunidade para conhecer a influência indígena em sua maior expressão. Uma dessas manifestações é a gastronomia local, com seus pratos exóticos. Entre os que mais despertam curiosidade está o tacacá, espécie de sopa preparada com tucupi, camarão seco, goma de mandioca e folhas de jambu.

Já entre os peixes, os principais são tambaqui, matrinxã, jaraqui, tucunaré e pirarucu, assados, ensopados ou fritos. Para a sobremesa, recomendam-se as frutas locais, como açaí, araçá, cupuaçu, graviola, buriti e taperebá. Os quitutes podem ser experimentados em diversos restaurantes da cidade, na orla da Praia de Ponta Negra e até em quiosques de rua.

Durante os Jogos Rio 2016™, Manaus sediará seis jogos de futebol em sua Arena da Amazônia, que tem capacidade para mais de 45.500 mil pessoas.

Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CAT:

CAT – Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Endereço: Mercado Adolpho Lisboa, Rua dos Barés, 46 – Centro
Funcionamento: Segunda a sábado de 8h às 17h / Domingo, de 8h às 13h

CAT – Avenida Eduardo Ribeiro

Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, nº 666 – Centro
Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 8h às 17h / Sábado e domingo de 8h às 12h

CAT – Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Endereço: Avenida Santos Dumont, 1350 – Tarumã